Blog detalhes - Carta de crédito contemplada: como agir?

Carta de crédito contemplada: como agir?

 

O consórcio de imóvel é uma modalidade de compra parcelada que se torna possível com a união de esforços de um grupo de pessoas que têm o mesmo interesse. Ao participar das assembleias ou dar lances, o consorciado pode receber a carta de crédito contemplada e ter acesso a um crédito para a compra de uma casa, um apartamento ou de uma sala comercial.

Os participantes de um consórcio contribuem mensalmente para a realização dos objetivos de todos os envolvidos, e há diversas etapas que precisam ser realizadas para obter o imóvel dos sonhos. Neste post, explicamos como funciona a contemplação em consórcio e o que você precisa fazer para obter a carta de crédito contemplada.

Se você ainda não sabe o que fazer depois de ser contemplado e como usar a carta de crédito, continue a leitura!

 

Como funciona a contemplação em consórcio?

A contemplação em consórcio pode ocorrer por meio de um sorteio realizado em assembleia pela administradora, juntamente ao grupo de consorciados. Nesse caso, é importante saber o número da sua cota, pois você pode ser sorteado para receber a sua carta de crédito.

Se você não quiser esperar pelos sorteios, pode dar lances, que são livremente ofertados pelos participantes do consórcio — a oferta do maior percentual do contrato será o lance vencedor. As administradoras permitem que os consorciados utilizem o valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou uma parcela do seu próprio crédito para antecipar a carta de crédito.

Os lances que não forem vencedores não precisarão ser pagos, de modo que é possível utilizar o valor para novas tentativas nos próximos meses. Assim que um consorciado é contemplado, recebe um comunicado da administradora, que solicita alguns documentos.

Antes de dar um lance, não se esqueça de verificar com a administradora quais são as regras.

 

O que avaliar antes de contratar um consórcio de imóvel?

Para contratar um consórcio de imóveis, é necessário fazer um planejamento financeiro e verificar se você conseguirá pagar as prestações mensais em dia. Considere que o pagamento será a longo prazo, mas você terá muitas vantagens porque não pagará juros, somente uma pequena taxa de administração para viabilizar o trabalho da administradora.

Faça uma simulação no site da administradora para ter conhecimento das condições de pagamento e o valor das parcelas. Saiba que tudo é definido pelo próprio consorciado, com o auxílio de um consultor.

Talvez você tenha que aguardar o sorteio e ofertar um lance vencedor para fazer a aquisição do seu imóvel. Avalie essas questões com calma e organize as suas finanças.

 

O que fazer depois de ser contemplado?

Após a contemplação, o consorciado terá que apresentar a documentação requerida pela administradora para garantir a liberação do crédito. Leve os documentos cadastrais, informe como pretende usar a sua carta e aguarde a conclusão da análise realizada pelos consultores.

Atenda a todas as solicitações e, depois, forneça os dados do vendedor e da propriedade que você deseja adquirir.

 

Quais são as melhores formas de usar a carta de crédito?

Assim que a carta de crédito for entregue ao consorciado, o valor será depositado em uma conta, para ser pago ao vendedor do imóvel.

Veja como você pode usar esse documento:

  • comprar o imóvel da sua preferência;
  • deixar o valor com a administradora, como forma de investimento;
  • adquirir um terreno;
  • investir em uma sala comercial;
  • parcelar uma casa nova ou usada,
  • usar o saldo para fazer uma reforma;
  • quitar dívidas decorrentes de negociação de imóveis com instituições financeiras.

O consorciado pode escolher o imóvel que deseja comprar, inclusive, optando por um bem que tenha um preço mais baixo do que o contrato, por exemplo. Nesses casos, é possível utilizar o restante do valor para pagar a escritura pública, quitar outras parcelas do consórcio etc. Se preferir um imóvel mais caro, você poderá complementar a diferença faltante.

Agora você já sabe o que fazer com a sua carta de crédito contemplada! Saiba que esse documento pode trazer grandes vantagens, já que, com ele, o pagamento do imóvel será à vista. O consorciado poderá pedir descontos e terá maior poder de negociação, barganhar com o vendedor e conseguir condições excelentes para a sua aquisição.

 

 

Fonte: www.imovelweb.com.br/noticias/mercado-imobiliario/servicos-financeiros/carta-de-credito-contemplada/

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.