Blog detalhes - Investimento imobiliário: como funciona e quais são as vantagens?

Investimento imobiliário: como funciona e quais são as vantagens?

 

investimento imobiliário é muito comum no Brasil. Afinal, é uma maneira segura de aplicar o dinheiro e é uma prática que pode trazer muitos benefícios para o dono do imóvel.

mercado imobiliário pode ser muito lucrativo, tanto para quem quer vender quanto para quem deseja alugar propriedades. Além disso, é possível investir em imóveis residenciais ou comerciais.  

 

Como funciona o investimento imobiliário?

Há diferentes tipos de investimentos imobiliários, sendo os principais a venda e o aluguel de imóveis. Contudo, o investidor precisa tomar alguns cuidados para torná-los realmente rentáveis. 

Antes de começar a investir em imóveis, ele precisa definir se quer comprar aquela propriedade para vendê-la por um valor mais alto posteriormente ou se prefere alugá-la. 

Independentemente de qual seja o caso, o investidor deve considerar o próprio orçamento e quanto deseja lucrar com a operação. Dessa forma, será possível verificar se o investimento realmente vale a pena. A seguir, confira quais fatores devem ser observados antes de começar a comprar imóveis:

 

Localização

O valor de uma propriedade não está atrelado somente ao tamanho dela ou aos confortos e às comodidades que ela oferece. A localização também influencia bastante o preço do imóvel. 

Portanto, antes de investir em uma propriedade, é necessário avaliar se o bairro onde ela está localizada é valorizado ou apresenta um potencial de valorização. Por exemplo, regiões com grandes obras públicas, como estações de metrô, provavelmente vão ficar muito mais valorizadas no futuro. 

 

Imóvel pronto ou imóvel na planta

Na maioria dos casos, comprar um imóvel na planta pode sair mais barato que adquirir um já pronto. Contudo, é importante saber que a entrega dos imóveis pode atrasar, o que vai fazer o retorno do seu investimento demorar mais.

Além disso, normalmente, quando a construtora entrega um imóvel comprado na planta, o dono precisa arcar com alguns acabamentos, como instalação de pisos, cubas e marcenaria. Sendo assim, esses gastos também devem ser considerados na hora de comprar um imóvel na planta.

Já quem quer adquirir uma propriedade pronta tem mais chances de encontrar um imóvel completo, com todos os acabamentos. Contudo, o investidor deve fazer uma vistoria completa antes de comprar, para detectar qualquer problema, como vazamentos. Isso evita custos adicionais após adquirir a propriedade.

 

Diferenciais da propriedade

Quem faz um investimento imobiliário deseja que os imóveis gerem lucro. Por isso, é importante investir em propriedades que ofereçam conforto, facilidades e segurança. Dessa forma, será possível cobrar um valor mais alto de aluguel ou ter um bom lucro com a venda do imóvel.

 

Quais são as vantagens do investimento imobiliário?

O investimento imobiliário possui pontos positivos e negativos, assim como todos os outros. Sendo assim, é preciso analisar bem esses fatores antes de aplicar o dinheiro. Os principais pontos positivos desse tipo de investir em imóveis são:

 

Segurança

Os imóveis são investimentos seguros, já que o valor dessas propriedades não é  diretamente influenciado pelas oscilações do mercado financeiro, como acontece com as ações.

Além disso, as propriedades privadas não podem ser congeladas pelo governo. Vale lembrar que, na história recente do Brasil, ocorreu o congelamento das poupanças durante o governo Collor.

Outro benefício do investimento imobiliário é ser imune à quebra de bancos. Isso significa que você não vai depender de uma instituição para ter acesso ao seu patrimônio.

 

Proteção contra a inflação

Os valores dos aluguéis são reajustados anualmente de acordo com a inflação do período. Já outros tipos de investimentos, como a poupança, renderam menos que a inflação nos últimos anos.

 

Grande potencial de valorização

O valor dos imóveis e dos aluguéis tende a aumentar com o passar do tempo, principalmente se eles estiverem localizados em regiões com potencial de valorização. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a valorização média dos imóveis entre os anos de 2009 a 2019 foi de 9,4% ao ano. 

 

Quais são as desvantagens desse tipo de investimento?

O investimento imobiliário também apresenta alguns pontos negativos, que precisam ser considerados por quem quer comprar um imóvel. A seguir, veja quais são as principais desvantagens desse tipo de investimento:

  • é preciso desembolsar um valor muito alto para fazer um investimento imobiliário;
  • o inquilino pode causar algum dano à propriedade (é necessário estipular multas para isso no contrato);
  • em períodos de desaceleração da economia, pode ser difícil alugar ou vender o imóvel.

 

 

Fonte: https://www.zapimoveis.com.br/blog/comprar/investir-imoveis/

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.